Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Acervo Iconográfico > HISTÓRICO > Quadro A Carta Geral
Início do conteúdo da página
Acervo Iconográfico

Quadro A Carta Geral

A Carta Geral é um quadro produzido com a técnica de pintura de tinta óleo sobre tela, a qual possui dimensões de 151 x 622cm e está emoldurada por madeira de lei entalhada. Esta obra foi pintada pelo artista e militar da reserva Cel Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia em 2003, ano das comemorações do Centenário da Comissão da Carta Geral do Brasil. O quadro atualmente se encontra na Sala de Chefia, local onde são relacionadas as autoridades que visitam o 1º CGEO.

c09115de2db38a9ae3cacde8d826e1bb

 

A obra conta a história da Cartografia/Topografia em uma mesclagem de imagens do tempo e conforme descrito por seu autor apresenta a seguinte descrição:

 

A Carta Geral

A alegoria ao centenário da Carta Geral começa com a imagem da caravela que nos achou através das leituras de astrolábios, sextantes e bussolas, ao tempo do fabrico dos primeiros instrumentos para calcular longitudes e latitudes. Receberam os descobridores o impulso do Infante D. Henrique visto aqui em Sagres, com Mestre Jacobus a manusear compassos e cartas, globos e esferas armilares, espalhadas as 12 tábuas do Atlas – Catalão. 

Esta vocação Extraordinária para a geografia incorporou-se ao esforço militar de defesa da Terra recém-descoberta, valendo-lhe para a determinação das rotas de penetração e a fixação dos fortes e dos limites balizadores de nossa expansão.

Na Guerra da Tríplice Aliança é o 2º Ten Emílio Jourdan, notável membro da Comissão de Engenheiros, quem vai estar nos levantamentos topográficos e desenhos para mapear o Teatro de Operações.

Tasso Fragoso, ainda Capitão, integra a Comissão Demarcadora do DF e a Carta Geral da República. É o Patrono da 1ª DL e uma das mais brilhantes culturas do país e, por isso, posta-se garboso em pose de 27 de março de 1903. 

Nos céus, um avião Belenca do 3º R Av operando para o Serviço Geográfico do Exército. Foi o primeiro avião daquela OM da aviação do Exército a pousar em Canoas, futura Sede do V COMAR. 


O trabalho de campo, desde os tempos dos muares a cavalos goniômetros, tacômetros e miras Gaunier, até os dias atuais do computador, do GPS e dos satélites é, ainda, a complementação indispensável a confecção das cartas.

O Autor
Cel Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia

 

Ficha Técnica da Obra – A Carta Geral
A Ficha Técnica da obra de arte A Carta Geral pode ser acessada no link a seguir:

Ficha Técnica da obra

 

Outras Obras do Pintor
O acesso ao acervo de quadros de autoria do pintor Cel Estigarríbia para o Exécito Brasileiro pode ser acessado no link a seguir:

Link para acervo histórico

 

História do Pintor
O acesso a um vídeo sobre a vida do pintor Cel Estigarríbia pode ser acessado no link a seguir:

Link vídeo da história do Cel Estigarribia

registrado em:
Fim do conteúdo da página