Histórico
O 1º Centro de Geoinformação é herdeiro da histórica Comissão da Carta Geral do Brasil e da memorável 1ª Divisão de Levantamento, organizações militares possuidoras de grande tradição no Brasil em geodésia e cartografia.
Síntese Histórica
No início do período republicano a Carta do Império do Brasil, elaborada em 1875, já não era mais suficiente para atender a necessidades da sociedade brasileira e do Exército.
A fim de suprir essa carência, foi criada, em 27 de março de 1903, por meio do Aviso Ministerial nº 801, a Comissão da Carta Geral do Brasil em Porto Alegre - RS, que recebeu a missão de realizar um novo mapeamento do país fundamentado nos padrões científicos que representavam o estado da arte daquele tempo.
A produtividade da Comissão no período em que atuou, de 1903 a 1932, foi destacada em todos os seus empreendimentos, mas, sobretudo, notável na triangulação geodésica, pela intensidade e excelência dos trabalhos realizados no território do Estado do Rio Grande do Sul.
Até 1932 a CCGB e o Serviço Geográfico Militar - SGM atuavam de forma independente. A fim de estabelecer a unidade no plano cartográfico nacional, o Ministério da Guerra, em 29 de setembro de 1932, por meio do Decreto nº 21.883, fundiu a CCGB e o SGM, surgindo assim o Serviço Geográfico e Histórico do Exército. Como consequência dessa reformulação surgiu naquela data a 1ª Divisão de Levantamento em substituição a então CCGB.
Os avanços tecnológicos e as importantes capacidades técnicas adquiridas pela 1ª DL durante sua história, que abrangeu o período de 1932 a 2016, permitiram que ela tivesse um papel de destaque no mapeamento sistemático da Região Sul do Brasil, bem como grande sucesso em todos os trabalhos em que esteve envolvida.
Devido a necessidade de adequações na estrutura da Diretoria de Serviço Geográfico após a adoção do Manual de Campanha de Geoinformação do EME, publicado em 2014, a 1ª DL, no dia 26 de dezembro de 2016, passou a denominar-se 1º Centro de Geoinformação (Portaria nº 1.715, do Cmte do Exército).
Atualmente, o 1º CGEO vem produzindo geoinformação não só de sua Área de Suprimento Cartográfico, mas também de outras Regiões do Brasil e do mundo. Os desafios enfrentados e vivenciados no presente, decorrentes de transformações nas áreas de geotecnologias e doutrinas militares, característicos do século da informação, têm sido tratados como fatores motivadores para a melhoria da execução das missões que recebe.
Adicionalmente, os valores, tradições e legados deixados pela CCGB consolidados e aperfeiçoados pelos valorosos “carteanos” da 1a DL, têm sido diariamente honrados e mantidos pelos atuais integrantes do 1º CGEO, os quais têm se dedicado a serem merecedores da nobre missão de mapear esta Grande Nação.
Resumo Histórico
Os pormenores do legado de pioneirismo em levantamentos geodésicos clássicos recebido da Comissão da Carta Geral do Brasil, de mapeamento sistemático por técnicas aerofotogramétricas herdado da 1ª Divisão de Levantamento, bem como as atuais realizações e trabalhos executados pela 1º Centro de Geoinformação, são apresentados no resumo histórico que pode ser acessado no link abaixo.
Resumo Histórico do 1º Centro de Geoinformação
Arquivos Históricos (Em Construção)
Relatórios do Ministério da Guerra
Fotografias da Comissão da Carta Geral do Brasil
Fotografias da 1ª Divisão de Levantamento