Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Contato > Solicitação de Produtos Cartográficos
Início do conteúdo da página

Solicitação de Produtos Cartográficos

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 19h46 | Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 16h32 | Acessos: 4793

Os Centros de Geoinformação são depositários das cartas já impressas, segundo as áreas demarcadas em tarja vermelha no mapa abaixo, que constituem as Áreas de Suprimento Cartográfico (ASC), conforme as Instruções Reguladoras para Suprimento de produtos cartográficos no Âmbito do Exército Brasileiro (IR 13-05).

 

As Organizações Militares do Exército deverão remeter o pedido de cartas às DL ou ao CIGEx em cujas ASC estejam situadas (mesmo em se tratando de cartas de outras áreas, inclusive as editadas pelo IBGE ou por "Outras Organizações").

 

As solicitações de outros interessados deverão ser feitas diretamente aos CGEO ou à Fundação IBGE, em respectivos sites.

 

Solicitação de Produtos Cartográficos Digitais

 

A Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro e suas Organizações Militares Diretamente Subordinadas tem por obrigação legal atender ao Decreto Nº 6.666 de 27/11/2008, em relação ao acesso às Informações Geoespaciais de interesse da sociedade e que compõem a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) foi instituída pelo Decreto Nº 6.666 de 27/11/2008 com a seguinte definição:

 

“conjunto integrado de tecnologias; políticas; mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento; padrões e acordos, necessário para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal.”

 

A INDE nasce com o propósito de catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais existentes nas instituições do governo brasileiro, produtoras e mantenedoras desse tipo de dado, de maneira que possam ser facilmente localizados, explorados e acessados para os mais diversos usos, por qualquer cliente que tenha acesso à Internet. Os dados geoespaciais são catalogados através dos seus respectivos metadados, publicados pelos produtores/mantenedores desses dados.

 

Em cumprimento ao previsto no Decreto Nº 6.666 de 27/11/2008, o Exército Brasileiro disponibilizou na Internet o Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx), que contém todos os produtos geoespaciais elaborados pela DSG tanto para o público interno (Exército) como externo (sociedade civil). O BDGEx é o nó do Exército Brasileiro na INDE, uma iniciativa do Governo Brasileiro para promover o compartilhamento e uso de dados geoespaciais digitais de origem pública.

 

Para baixar os produtos geoespaciais digitais do BDGEx na escala 1:250.000, o que equivale ao Nível 1 de acesso, não é necessário fazer um cadastro na página do sistema em:

 

http://www.geoportal.eb.mil.br/mediador

 

Caso seja realizado o cadastro no endereço descrito acima, o usuário receberá o Nível 2 de acesso, que permitirá acessar todos os dados nas escalas 1:100.000 e 1:250.000. Para visualizar e baixar dados de escalas maiores (1:25.000 e 1:50.000) é necessário que a organização, a qual o usuário pertence, ou o próprio usuário, como profissional autônomo, faça uma solicitação formal à DSG, confirmando os dados cadastrais do usuário. Maiores informações sobre os níveis de acesso podem ser obtidos em:

 

http://www.geoportal.eb.mil.br/index.php?view=article&id=169

 


Fim do conteúdo da página