Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico > HISTÓRICO > Patrono do 1º CGEO
Início do conteúdo da página

Patrono do 1º CGEO


          Nasceu em São Luiz do Maranhão em 28 de agosto de 1869. Filho de Joaquim Coelho Fragoso e Maria Custódia de Souza Fragoso. Sentou praça em 1º de março de 1885, no Batalhão de Engenheiros da Corte com destino à Escola Militar da praia Vermelha Tasso Fragoso manifestou desde cedo inigualável inclinação para o estudo. Foi um dos melhores alunos da sua  turma de formação a par de sua liderança.
        
Promovido a Alferes Aluno em 04 de janeiro de 1889, foi mandado estagiar, como era regulamentar à época, no Observatório Astronômico da corte, revelando sua natural inclinação para o estudo da Astronomia e o desejo de mapear o então desconhecido interior do Brasil.           
         Após a proclamação da República, na qual Tasso Fragoso teve ativa participação é criado o Estado Maior do Exército (1896). O capitão Tasso Fragoso com suas ideias claras e corajosamente lançadas vê realizado um dos suas ideias: a criação, em 31 de março de1903, da comissão da Carta Geral do Brasil, embrião da Primeira Divisão de Levantamento e atual Primeiro Centro de Geoinformação. Foi escolhido o Rio Grande do Sul para iniciar o levantamento do território brasileiro por sua situação geográfica e importância militar.          
          O primeiro comandante da Comissão Carta Geral do Brasil foi o Cel Francisco de Abreu e Lima e o Ajudante, o Capitão Augusto Tasso Fragoso.
         Augusto Tasso Fragoso caracterizou toda sua vida por um acendrado patriotismo, amor ao Exército emoldurado por seu preparo, lealdade e desprendimento sempre demonstrado de forma inequívoca e sem concessões ás astúcias do oportunismo.
         Alguns exemplos:
        Em 1910, o Cap Tasso Fragoso foi designado para adquirir, na Alemanha, o armamento destinado a artilhar o Forte de Copacabana. Recebeu na então Contabilidade da Guerra, doze contos de réis, quantia apreciável na época. Correspondia a um ano e meio do soldo de capitão. Na volta da missão, apresenta-se ao Ministro da Guerra e devolve oito cantos. Gastara tão somente quatro contos e considerava que o saldo pertencia ao povo brasileiro.
        Em 1914, foi nomeado o Cel Tasso Fragoso, chefe da Casa Militar do presidente Venceslau Brás (1914/1918) o presidente desejava promove-lo ao posto de General de Brigada e, em segredo, manda confeccionar o decreto. Sabedor do fato, Tasso Fragoso diz ao presidente que outros com mais méritos mereciam a honra. O presidente insiste e Tasso Fragoso responde: "Se V Exa insistir na minha promoção, solicitarei imediatamente a minha reforma". O presidente rendeu-se e foi promovido um coronel indicado por Tasso Fragoso.
        Augusto Tasso Fragoso, Alípio Di Primio, Alfredo Malan D'Angrogne são os precursores do lançamento do Serviço Geográfico do Exército.
        Faleceu Tasso Fragoso, no Rio de Janeiro, em 20 de setembro de 1945.          
           
                              Autor: Sérgio Digiorgio Chaves.


        

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página